sexta-feira, 27 de abril de 2012

[Pt]

Moringa Olifeira - perfil da planta

A Moringa Olifeira é uma hortaliça arbórea, uma espécie ainda pouco conhecida, mas pode tornar-se dentro em breve uma das mais valiosas plantas em termos humanitários. A planta tem diversas utilidades, produzindo óleo, madeira, papel, sombra e combustível líquido.

As sementes de moringa, quando maceradas e misturadas à água barrenta de açudes, têm a capacidade de agregar as impurezas contidas na mesma, transformando-a em alguns minutos, em água limpa e própria para o consumo humano.

Em alguns países, como os da África, quase todas as partes da planta (folhas, frutos e raízes) são utilizadas na alimentação humana.

As folhas são nutritivas, com um elevado teor de vitamina A, cuja carência é muito alta na dieta alimentar das populações de baixos recursos. A inclusão das folhas de moringa na alimentação do dia-a-dia poderá contribuir para reduzir sensivelmente a carência dessa vitamina na alimentação infantil.

Os frutos frescos são comercializados em diversos países da Europa. Frutos em conserva são exportados da Índia para países ocidentais.

A moringa é considerada uma alternativa alimentar estratégica em países em desenvolvimento, pois trata-se de uma planta perene, resistente à seca, pouco exigente quanto à qualidade do solo e pouco susceptível a doenças.

Para uso em sistemas agro-florestais, a moringa é também excelente alternativa, pois seus ramos podem ser facilmente podados para regular os efeitos da sombra sobre as culturas consorciadas. A sua copa aberta já permite abundante passagem da luz solar para essas culturas, principalmente tratando-se de hortaliças, que se beneficiam de níveis não muito altos de sombra.

Em condições favoráveis, uma única planta pode produzir de 50 a 70 kg de frutos/ano, sendo a abundância de luz solar o principal fator para o seu desenvolvimento.

Sem comentários:

Enviar um comentário